sábado, 31 de março de 2012

Cor, irreverência e ousadia

Cheia de graça, cor e o humor criativo que conquistou os gaúchos, a Budha Khe Rhi Brasil lançou na última quinta a coleção United Colors of Budha outono/inverno 2012. As peças desse ano flertam com a sensualidade e uma pegada vintage com a irreverência habitual da marca. A Budha Khe Rhi está em 19 multimarcas de estados brasileiros e no figurino de diversos personagens das novelas Amor Eterno Amor e Malhação, da Rede Globo. O evento está marcado para à partir das 20h, na Av. Protásio Alves, nº 2005. Rolaram comes supergostosos da Confeitaria Maranghello, chocolates Chocólatras e brindes de Heineken. O som foi dos DJs Zyma e Bruno Lopes e, pra deixar as gatas e gatos mais lindos, Werner e Wagner, os ferinhas da W Station tesouraram as melenas da turma moderna que passou por lá. Tava d-e-m-a-i-s! Sou suspeita porque adoro há horas o que cria essa turma talentosa e ousada da Budha Khe Rhi.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Chegar à própria voz

A escrita, labor da liberdade são as sábias palavras-chave da oficina literária criada por João Gilberto Noll. A ideia é realçar o que é belo em uma certa morbidez que habita a literatura contemporânea. Com conhecimento de causa, o autor explica como essa tendência está presente em cada um de nós. Ainda, segundo o premiado escritor gaúcho, é justamente liberando esses sentimentos perigosos que se pode chegar à própria voz. Concordo. Nos primeiros encontros haverá o estudo de Feliz Ano Novo, de Rubem Fonseca, com sua verve brutalista, e de Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar, com sua linguagem de volúpia. É sempre às quartas-feiras, das 15h30min às 17h30min, sendo que a primeira já aconteceu e o segundo encontro é hoje. As seguintes aulas seguem nos dias 4, 11, 18 e 25 de abril, 2, 9, 16, 23, e 30 de maio, e, 6, 13, 20 e 27 de junho. Fiquei louca para participar. Ficou também? Entra no site do StudioClio e rola a barra até cursos e oficinas que tem mais detalhes.

terça-feira, 27 de março de 2012

Ocupação de múltiplos talentos

A reabertura da Galeria Mascate, hoje à partir das 19h30min, inaugura a mostra batizada de Ocupação. Gustavo Diehl, Daniel Eizirik, Roger Regner, Leonardo Remor, Danny Chang, Lívia Pasqual compõem o sexteto de artistas que está na exposição que ainda faz uma bonita homenagem póstuma ao talentoso fotógrafo de moda Sergio Gonçalves. À frente da galeria, Régis Duarte e Tiago Coelho, montaram Ocupação em todo o prédio do Barraco Estúdio em uma ampliada e enorme Galeria Mascate. A eclética mostra, que reúne desde retratos e instalações, poderá ser visitada até 25 de maio com entrada franca. A Galeria Mascate funciona de terça a sábado, das 14h às 18h, e fica na Rua Laurindo, 332. Imperdível para quem curte arte contemporânea.

O jornalista farroupilha

A capital gaúcha ganha mais um presente na semana em que completa 240 anos. Celia Ribeiro apresenta O Jornalista Farroupilha. A jornalista e escritora é a autora da primeira biografia de Vicente Ferreira Gomes, que além de trisavô paterno de Celia, é considerado pelo jornalista e escritor Carlos Reverbel “o patriarca do jornalismo no Rio Grande do Sul”, Depois de dois anos de pesquisa, o livro é uma detalhada reconstituição dos costumes da época, da cena política e cultural do Rio Grande do Sul no século XIX. O Jornalista Farroupilha é o segundo trabalho histórico de Celia. O primeiro é Fernando Gomes, um Mestre do Século XIX, filho do jornalista farroupilha. Nascido em Porto Alegre, em 1805, onde faleceu 32 anos depois, Ferreira Gomes atuou nos primeiros tempos da Revolução Farroupilha. Apelidado de Carona, foi prisioneiro dos representantes do governo imperial, funcionário público, juiz municipal, deputado provincial e jornalista. Convidado pelo amigo Bento Gonçalves para ser chefe de polícia interino de Porto Alegre, na ocupação da Capital pelos farroupilhas, entre 1835 e 1836, o jovem desempenhou enérgica atuação registrada em documentos que se encontram nos arquivos públicos. O livro também narra as origens da imprensa rio-grandense. Editada pela Libretos, a obra tem design gráfico de Clô Barcellos, assessoria do pesquisador Miguel Duarte e apoio cultural da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). O lançamento é hoje, dia 27, dentro da programação do 240º Aniversário da Cidade de Porto Alegre, no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues (Avenida Erico Verissimo, nº 307), com entrada franca. No Palco do Teatro Renascença, às 19h, a Celia será recebida pela colega, amiga e também jornalista e escritora Cláudia Laitano, que apresentará o livro, integrando o evento Mais que Prosa, promovido pela Coordenação do Livro e da Leitura, da Secretaria Municipal de Cultura, com o tema "A alvorada da Imprensa em Porto Alegre”. A sessão de autógrafos será realizada em seguida no saguão do Centro Municipal de Cultura.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Free style

Expoentes entre os jovens músicos do free jazz, o saxofonista e clarinetista norte-americano Ken Vandermark eo austríaco Christof Kurzmann voltam ao Brasil para mostrar seu espetáculo batizado de Improviso Livre Vandermark & Kurzmann Tour Brasil 2012. No palco, o duo explora a composição instantânea e o free jazz e bebe na mesma fonte sonora do seu CD El Infierno Musical, um tributo à poetisa argentina Alejandra Pizarnik. Quem gosta de som instrumental de qualidade não deve perder a apresentação dos músicos no dia 26 de março, segunda-feira, 22h30min.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Sem vergonha de pensar

O Chico Anysio é uma dessas pessoas que eu lamento não ter tido a oportunidade de ter entrevistado. Ter ouvido dele algumas palavras ou chegado pertinho para simplesmente trocar a energia. Por isso, só de raiva, vou escrever o que hoje todo o Brasil já sabe. No palco do São Pedro eu o vi quando era bem guria. Dei muita risada, acho que surpreendentemente, eu chorei também durante a apresentação. Em seus 80 anos, Chico Anysio foi e fez tudo o que um ser humano interessante tem possibilidade de ser e fazer. Só que tudo junto. Corajoso, generoso, criativo, talentoso, bem-sucedido, reconhecido, engraçado, autêntico, amado, muito amado. Ele também fez em demasia tudo o que desejou fazer: amou, viveu intensamente, pintou, escreveu, fez graça com o que tinha graça e também com o que não tinha graça nenhuma. Emprestou a si próprio com paixão e despreendimento emocionante a centenas de personagens que apaixonaram e fizeram rir gerações e gerações de brasileiros. Em quase 65 anos, seis casamentos e oito filhos, Chico Anysio esteve atento a quase tudo que aconteceu por aqui. Encerro com a frase de Pascal que o humorista roubou para si: “Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar”.

quinta-feira, 22 de março de 2012

O Moinhos nosso de cada dia

Clarissa Motta Nunes, André Machado, Roberta Silva, Bela e Luciano Leindecker, Carol Marques, Diego Fabris, Letícia Remião, Petula Silveira, Milene Zardo, Roberta Silva, Tania Carvalho Walmor Corrêa e Zuca Feijó foram convocados a expor seus criativos e inusitados olhares em cliques de seus celulares para o bairro do coração, o Moinhos de Vento. O coquetel de lançamento da exposição Meu Moinhos é hoje às 19h30min, no térreo do Moinhos Shopping. No email em que a curadora convidada para montar a mostra mandou aos amigos, Clarissa Motta Nunes anuncia uma ilustre presença. A Bernadete Florista, estará por lá, é claro.distribuindo flores.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Chopin na tela

Virtuoso pianista, Fryderyk Chopin e suas paixões também inspiraram o cinema. Muitos filmes e documentários contam sobre como viveu este grande artista. O StudioClio apresenta a Mostra de Cinema - Caminhos de Chopin, com três filmes comentados. O também pianista Tiago Halewicz conduz a conversa hoje e amanhã, dia 23, às 15h30min no Studio Clio. O evento faz parte das atividades  para o ClioTur Caminhos de Chopin, que partirá rumo à Polônia em abril. Hoje, a fita escolhida é Chopin, a Vontade de Amar (2002, 123’) dirigida por Jerzy Antczak. Amanhã no mesmo horário serão exibidos o curta de Stanislaw Grabowski batizado de Chopin em Paris (1969, 15’) e A Varsóvia de Chopin (2010 - 30'), com direção: Kordian Piwowarski. A entrada é franca.

Tradição documentada

Quatro grandes nomes da tradição do Rio Grande do Sul são primorosamente revelados em textos de Renato Mendonça e fotos de Emílio Pedroso, no livro Pilares da Tradição, que será lançado hoje às 20h à rigor, no 35 CTG (Avenida Ipiranga, 5300) Testemunhas de grande parte do gauchismo contemporâneo, o jornalista e o fotógrafo vão presentear o Estado de bombachas com um registro da vida e obra dos principais nomes vivos da cultura regional. Telmo de Lima Freitas, Adelar Bertussi, Paixão Côrtes e Antonio Augusto Fagundes estão nas 200 páginas de entrevistas e ensaios fotográficos. Exímio repórter e editor de área de Zero Hora por mais de 15 anos, Renato hoje é mestrando em Artes Cênicas da UFRGS, um jornalista premiado, profissional detalhista e amigo sincero. Tanto quanto Emílio Pedroso, que está desde 1990 no jornal Zero Hora. Escrever sobre essa dupla enche meu coração de alegria, saudades e orgulho por ter dividido um pouco dos meus muitos anos de redação com eles. Deliciem gaúchos apaixonados pela nossa história.Pilares da Tradição é uma obra que graças a importância e trajetória de seus personagens, ao talento de seus autores, a Unifertil via Lei Rouanet não poderia deixar de existir. Hoje eu não vou poder estar lá, mas dia 14 de abril, às 18h, estarei na Livraria Cultura para um beijão também na minha amiga e ex-colega Carol Ruwer, que está de parabéns pelo projeto gráfico. Todos os bastidores da produção do livro podem ser acompanhados pelo blog do projeto pilaresdatradicao.tumblr.com. Quem comprar o livro por R$ 40 tem direito ao jantar Campeiro. Haverá apresentações musicais e autógrafos.

terça-feira, 20 de março de 2012

Mora na filosofia

A revolução intelectual que deu origem a modernidade no Ocidente começou entre os séculos VII e V A.C. na Ásia Menor, na época território de cidades gregas. O que Francisco Marshall vai dividir com os participantes do curso que ministrará nos dias 21 e 28 de março, 4 e 11 de abril, sempre às quartas-feiras, às 19h30min. Quem se inscrever vai aprofundar os conhecimentos sobre a gênese da filosofia com análise histórica das fontes culturais, com  leitura e comentário das obras de Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Xenófanes de Colofon, Empédocles de Agrigento, Zeno de Eleia, Pitágoras de Samos, Heráclito de Éfeso, Parmênides de Eleia e Anaxágoras de Clazômenas. Ufa! Ideias que atualizam o patrimônio intelectual histórico e contemporâneo. Ninguém duvida.

segunda-feira, 19 de março de 2012

As muitas faces

Foi inaugurada no último sábado e pode ser visitada a partir de hoje no Studio Clio a exposição Memória de um Rio. O trabalho da artista plástica Vera Chaves Barcellos é de 1980, e consiste numa mesma visão de uma janela debruçada sobre o Guaiba e suas mudanças de luz captadas em desenhos a lápis de cor. O ângulo é sempre igual, uma pequeno traço de terra, o céu e o rio. São gravuras impressas, instalações multimídias, usando fotografia manipulada, imagens computadorizadas, objetos, vídeo e vídeo-animação. Foi realizado um filme super-oito que também poderá está na mostra, em versão digital.


domingo, 18 de março de 2012

Quadro Branco

O Projeto Quadro Branco inicia 2012 com o trabalho de Guilherme Dable. O artista plástico utilizará técnicas de grafite, acrílica e cera sobre o papel. Uma parceria do StudioClio com o Museu do Trabalho e a Cerveja Coruja, o Quadro Branco convida a cada dois meses um artista da cena cultural da capital gaúcha para expor no Café do Studio. A vernissage de Guilherme Dable é amanhã, dia 19, e a visitação começa na terça-feira, de segunda a sexta-feira, sempre das 9h às 19h.

sábado, 17 de março de 2012

Gente fina, elegante, sincera e talentosa


         
        Começou  ontem e segue até hoje à noite o II Coletivo Criativo Moda, Arte e Diversão, na Dinarte Ribeiro, 171/ 2ºpiso. Várias marcas e artistas superbacanas mostrando seu trabalho. Ali, acima do Café Galgos Brancos, ponto predileto da turma legal de Porto Alegre. Entre os expositores que estarão por lá no encontro organizado por Mariana Pesce, a Remodê, com criações reinventadas cheias de charme pela Mariba, D’iagoda, Mercatto Nino, O Bazarzinho, Fernanda Sica, Oh Moça, Nara Lisboa, Palermo Chico, Licia Heydrich, Christian Jung, Coisas de Maria e Clarissa Motta Nunes. Vale a espiada nessa turma talentosa e criativa.



quinta-feira, 15 de março de 2012

Organizando sonhos

O aniversário da Guga sempre foi mais importante para mim do que o Dia da Mulher. A Guga é uma das pessoas especiais que eu tenho a sorte de ter por perto desde a adolescência. Mas não é só por causa dela que eu simplesmente nunca liguei para o Dia da Mulher. Achava meio machista isso, pô. Cadê o Dia do Homem? Um atestado de sofrenilda. Pra gente se lembrar que não votava, não isso, não aquilo e um monte de outros nãos que infelizmente ainda acontecem muito por aí.
Apenas nunca me senti diferente a ponto de merecer um dia isolado assim. Até porque antes de ser mulher, nessa época em que eu conheci a Guga, estava bem mais inclinada para entrar na turma que rasgava sutiã nos anos 70 e festejava a pílula do que para aquela galera que sonhava com o dia em que entraria de vestido de noiva na Igreja. Os amigos e a festas seriam os únicos motivos para reunir pessoas e comemorar o fato de eu ter escolhido alguém pra dividir a vida comigo. Nem Deus, nem vó, nem pai, nem mãe, nem espírito santo e muito menos o vestido fizeram com que esse figurasse entre os meus sonhos de menina. Meus suspiros saiam quando eu pensava em ser mãe, conhecer quantos lugares mais fosse possível no mundo, ser independente, bem-sucedida no meu trabalho e feliz. Foi atrás disso tudo aí que eu andei nos últimos anos. Ainda falta muito lugar para conhecer, trabalho para fazer, e espero que felicidade para sentir.
Pois então. Além, de eu ser diariamente movida por todos essas vontades, tenho uma filha que acabou de entrar na primeira série e estou trabalhando em casa pela primeira vez na vida.
Tá bem, você que está louca(o) para parar de ler esse texto de tanta coisa que tem para fazer entre o trabalho, o colégio, a fila do super, do banco ou o estacionamento da academia, e por algum motivo ainda não conseguiu. Bem, você só pode achar que eu pirei. Que tô perambulando de pijama pela casa, delirando com as altas temperaturas dos últimos dias e me exaurindo feito uma dondoca para conferir os primeiros temas da minha filha, comprar brócolis verdinhos ou dançar ballet. A verdade é que implicava um pouco com o Dia da Mulher porque acho que eu estive muito ocupada atrás de outras histórias, que não a minha própria. Numa cega, insana, cronometrada e divertida busca pelo o que eu acreditava ser um distante momento em que eu queria muito chegar. Sonhar por conta própria é mais colorido, mais saboroso, mais livre, mas bem menos automático e prático no final do mês. 
Se por um lado eu faço as unhas sem casamento pra ir, apalpo maçãs orgânicas na feirinha de sábado, sinto medo de sair de carro no temporal com a minha filha, corro, danço, escrevo sobre eu quero e faço o que bem entendo da minha vida na hora em que tenho vontade, com exceção dos horários de entrada e saída do Anchieta, por outro tem sido difícil e até fisicamente cansativo obedecer a mim mesma, cumprir meus prazos imaginários e organizar o tanto de sonhos que eu tinha para quando esse momento finalmente chegasse.
Como se o piloto automático desligasse de repente e, deliciosa e assustadoramente, eu tivesse que pilotar a nave sozinha.
Então, confesso que pela primeira vez gostei de acordar sem sair tropeçando da cama de tanto atraso, ouvir bem calminha enquanto ainda me espreguiçava, um parabéns pelo meu dia, na quinta-feira da semana passada. Finalmente achei que ele poderia, quem sabe, ser meu dia mesmo. Acredite, ainda deu tempo para eu dar um abraço bem apertado e ao vivo na Guga.

Arte súbita

Federico Olivari e Pablo Ferretti vão brindar a inauguração de sua exposição hoje às 19h no Atelier Subterrânea, que fica na Independência, 745. As pinturas de Parte Súbita poderão ser visitadas até dia 14 de abril, sempre das 14h às 18h. No sábado tem conversa com os talentosos artistas, às 16h, no mesmo espaço da mostra. A mediação será de Eduardo Haesbaert.

terça-feira, 13 de março de 2012

Toque mimoso

A terceira sexta-feira de março terá diversão garantida e boa música novamente no Faro da Padre Chagas. É por lá que eu vou estar mais uma vez com uma turma animada que gosta de se divertir e lembrar das pistas empolgadas dos anos 80 e 90. A Walkman desta sexta, dia 16, terá brindes especiais para a loja Coisas de Maria e para a artista plástica Clarissa Motta Nunes, que sempre inventa uma fofura nova para colocar na loja que há um ano encanta quem passa por uma das esquinas mais charmosinhas de Porto Alegre.Quem já paralisou ali naquela garagem que fica embaixo do Puppi Baggio e ao lado do Galgos e quem também conhece o trabalho da talentosa e amorosa Cla Cla sabe que não estou exagerando.

Aqui vai um pouquinho do universo da Clá:

quinta-feira, 8 de março de 2012

Tim tim no Esmalte Clube

A Miolo mimou com brindes todas as mulheres que gostam de se embonecar e que estarão hoje no Esmalte Clube. Hoje todas as lindas que estiverem pelo charmoso espaço de unhas e depilação da Silva Jardim vão fazer tim tim em homenagem ao Dia da Mulher.

Walkman 80/90 com DJ Lelê

Amanhã, dia 9, a noite que que eu estou à frente no Faro, sempre às sextas-feiras de março, repete o encontro de gente fina, elegante e sincera na Padre Chagas. O DJ que vai comandar as picapes do convescote é ninguém mais, ninguém menos que uma fera do universo pop gaúcho: o Lelê, da Olelê Produtora e da Rádio Atlântida. A figura além de comandar há mais de uma década a carreira de vários talentos gaudérios, entre eles a banda Comunidade Nin-Jitsu, é cheio de amigos, bom-humor e muito dom pra selecionar o melhor da música anos 80/90. Imperdível!!! Vem!!! Walkman 80/90 com DJ Lelê.

Delícias com autoria

A Basilic Gastronomia abre a partir de hoje a temporada de cursos de culinária em 2012. O primeiro foi batizado de Cozinha de Autor com o chef chileno Emilio Erazo e está marcado para logo mais, a partir das 19h30min. As receitas são criações do chef e os encontros duram de 2 a 3 horas com degustação e os participantes aprenderão a preparar os seguintes pratos: Camarões ao Curry Vermelho; Carré de Cordeiro e Zabaione ao Gratín. O curso acontece na Cozinha Gourmet Basilic, na rua Nova York, 364, e os interessados devem reservar sua vaga pelo telefone (51) 3013-2913.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Tardes de arte

Reiniciam nesta semana os Cursos Integrados de Artes na PUCRS coordenados pela historiadora e artista plástica Tânia Réquia Bian, pelo jornalista Ivan Mattos, e com Angela Wolf também ministrando as aulas. Sempre sedutores, os cursos deste semestre são Mitologia e Arte Antiga, A História das Mulheres, Arte e História da Península Itálica, e Arte e História Medieval Desvendados, Reflexões sobre Arte e História, Arte e História da América Norte. Um mais interessante que o outro. Cheios de bom humor e conhecimento das mestras. Uma delícia aprender. As inscrições são até o dia 17 de março e os cursos de 45h/aula custam 1 + 3 de R$ 367.

terça-feira, 6 de março de 2012

Estilo

"O restante pode manter-se clássico pois a bolsa de pele exótica já carrega todo o estilo ” É com essa frase da consultora de moda Nina Garcia no livro As 100 +. É com essa frase que Angela Di Verbeno convida sua clientela aficcionada e as amigas para brindar sua nova coleção de Outono Inverno 2012. É na quinta-feira, dia 8, das 18h às 20h.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Porto Alegre é demais

Qual a cor de Porto Alegre? Qual o som e a palavra da cidade? Perguntas como essas serão respondidas na oficina literária de Luís Augusto Fischer neste semestre que vai mergulhar na história da cidade. O aluno é instigado a ler cronistas antigos e perceber como a cidade foi vista e produzir textos com seus olhares próprios da capital. Os encontros são sempre às quintas-feiras a partir do próximo dia 15, das 10h às 12h. As inscrições até o dia 8 deste mês são de R$ 784 para o público geral e R$ 705 para professores, estudantes e ex-alunos. Os valores podem ser parcelados em 3x no cartão ou no cheque.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Diversão sem preconceito

Hoje é a inauguração da FunHouse. Uma nova casa noturna que quer marcar pela diversão sem preconceito. A nova casa é onde funcionava a Meat, ali na Castro Alves. Quem convida a turma é o Grupo La Playa e o animadinho Nelson Quinto. A Fun House tem uma decoração linda e colorida e hoje receberá os convidados com coquetel a partir das 22h, banda surpresa e os DJs Adriano Carazzo e João Wurth vão colocar som para todos os gostos nas picapes.