segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Acervo


Em parceria com o Ponto de Arte, o StudioClio realiza hoje, dia 27, às 20h, o Leilão do Acervo de Bennetti Casaretto Motta. As obras a serem leiloadas estarão em exposição no Ponto de Arte até o dia 24 de agosto, sempre das 10h às 18h. O leilão se realizará no StudioClio. Para mais informações e imagens das 304 obras é possível acessar o www.pontodeartepoa.com.br.

domingo, 26 de agosto de 2012

Adeus, Cirque.



Estava em cartaz a maior ópera contemporânea itinerante do mundo. No fértil palco do Cirque du Soleil até o “gordinho parrudo” que encabeça o humor em Varekai, é musculoso e durinho. Além de arrancar risos da platéia costurando as diversas performances, com figurino lembrando o de um pássaro, ele reveza a parte cômica do espetáculo com o casal em que uma charmosa rechonchuda ganha a cena e a simpatia do público. O cenário é um fértil passeio pelo interior de um vulcão, onde ágeis e coloridos personagens habitam uma floresta misteriosa e se movimentam em estruturas aéreas e subterrâneas.

Assim é Varekai, o espetáculo do Cirque du Soleil que encerra hoje na capital gaúcha.

Sons da cidade e da natureza mesclam-se e são a trilha do espetáculo. A mágica mistura da modernidade performática com a singela alegria do picadeiro. Tensão na plateia. Explosão de aplausos. O show acaba de começar.

De asas sem limites de espaço e de movimento, desce o anjo. Andrógeno, lascivo e lânguido. (de branco)



















Pra quem não conseguiu assistir ao vivo, vá na próxima. A música ao vivo da orquestra, a sintonia e amor deste grupo, o profissionalismo e excelência no assunto espetáculo não é à toa: não existe nada igual neste mundo. Fica a mensagem de aceitação do diferente, de amor pela vida, e de que nunca nos falte energia para tentarmos realizar o que parecia impossível. Um salve!


Fotos amadoras da minha destemida irmã, Isadora Bertolucci.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Cordas, MPB e influências


Está marcado para amanhã, às 20h30min um encontro para amantes da música. No concerto do Studio Clio, o compositor Dimitri Cervo apresenta obras para piano e quarteto de cordas das Séries Brasil 2000 e 2010, que misturam elementos da MPB e outras influências. O destaque do programa é o Quarteto de cordas nº 1, op. 41, recentemente concluído, que será executado por músicos da OSPA. Em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, a série Orfeão - Ouvir e Compreender a Música de Porto Alegre é um programa de concertos que valoriza músicos e músicas de Porto Alegre, com repertórios locais e internacionais. Além de Cervo, Elena Romanov, Philip Mayer e Aryel Policarpo.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Dupla

Inaugurada no último dia 10, a mostra na Atelier Subterrânea, Dupla Exposição expõe obras dos artistas Anderson Astor e Dulphe Pinheiro Machado. No mundo da fotografia a expressão “dupla exposição” é bem comum. É uma técnica analógica de sobreposição de imagens. O título da mostra é apenas um trocadilho para definir uma exposição composta por dois artistas. Astor e Pinheiro Machado dividem a galeria, a linguagem fotográfica, onde cada um explora com objetivos diferentes tempo e espaço. Dupla Exposição segue em cartaz até 5 de outubro.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Menos que Nada

Lançado há um mês em quatro plataformas distintas (salas de cinema, TV, internet e DVD) o novo longa-metragem de Carlos Gerbase Menos que Nada é a estréia do formato pela Prana Filmes, de Gerbase e Luciana Tomasi. Esquizofrenia, psicose, perturbação mental, drogas, desesperança, paixão e solidão passeiam pelo universo do filme gaúcho. No elenco nomes como Felipe Kannenberg, Rosanne Mulholland, Branca Messina e Maria Manoella. O roteiro foi inspirado pelo conto O Diário de Redegonda, do médico e escritor austríaco Arhur Schnitzler (1862-1931). O filme é um drama, embora também tenha traços de suspense e erotismo e agora está disponível em mais duas modalidades: como série radiofônica e como áudio-filme. Numa experiência inédita no Brasil, Menos que Nada, foi cuidadosamente adaptado para transformar-se em uma peça exclusivamente sonora. O cineasta criou um novo roteiro, ao lado da atriz e professora Mirna Spritzer, com experiência no palco, no cinema e no radioteatro. A direção, além de Gerbase e Mirna, ainda incorporou o talento do cineasta e técnico de som Rafael Rodrigues. A série radiofônica em sete capítulos de 15 minutos, iniciou a veiculação no último dia 11 de agosto, na Mínima FM (minima.fm), às 18h; e a FM Cultura (107.7), dentro do programa Estação Cultura (entre 18h e 19h). O áudio-filme, com duração de 105 minutos, estará disponível a partir de setembro nas livrarias com distribuição será da Multilivros.



segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Caçadores de tendências


No comando do Art & Fashion, as pesquisadoras Fah Maioli e Julia Presotto oferecem ao público gaúcho um projeto inédito. Um mergulho teórico e prático sobre a moda e a arte em Milão. Em solo italiano, vão realizar os cursos teóricos de Coolhunting e Italian Fashion System, além de visitas profissionais aos locais do mundo da moda como ateliês de estilistas, bureaus de estilo, modelagem e confecções. Os dois cursos serão ministrados em português por Fah que trabalha há mais de 16 anos como Trend Researcher & Creative Connector. Julia é socióloga e participa com a Observatório. Ambas têm ampla bagagem internacional e experiência na captação de tendências. A proposta do curso de Coolhunting Methods and Practices é abordar na teoria e na prática como funciona o coolhunting de moda, aplicando esse conhecimento no mercado.

Coolhunting Methods and Practices
Datas: 10 a 16 de setembro de 2012 ou de 19 a 25 de novembro.
Carga horária de cada curso: 8 horas de teoria em sala de aula e 32 horas de exercícios práticos pelas ruas de Milão, Firenze e Veneza.

Italian Fashion System
Datas: 10 a 16 de Setembro de 2012 ou 15 a 21 de outubro.
Carga Horária de cada curso: 8 horas de teoria em sala de aula e 32 horas de exercícios práticos pelas ruas de Milão e Firenze. Mais informações na fanpage do projeto no Facebook www.facebook.com/ArtFashionInItaly ou pelo email julia@observatoriopesquisa.com

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Afeto, fios e modelagens


Entre os retalhos e modelos da mãe, Ursula Beltrame já vestia bonecas, gatos e cachorros. A então menina Ursula adora estar por lá, no espaço em que a mãe recebia somente as amigas, para literalmente, inventar moda. Aos 22 anos, ela começou a trabalhar como produtora de figurino de comerciais e fotos publicitárias. Atividade que desempenhou por mais 10. Depois, passou temporadas na Austrália e na Itália, onde também teve experiências como produtora e assistente de figurino. Vivenciando o mercado da moda, Ursula começou a profissionalizar a malharia e a criar. Passada uma década, a malharia hoje atende toda a Região Sul. Além da dose certa de afeto na criação de cada uma das peças, fios de textura macia e modelagens inusitadas de olho no mercado são os diferenciais da marca. Na capital Ursula Beltrame está nas araras de lojas como Tissatt, Brunnen, Scalia, Karam, Refúgio Urbano, Verde-Limão.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Oi Mãe,


Só para contrariar a tua vontade de passar o aniversário sem homenagens e funções, vou espalhar para que mais e mais pessoas se lembrem que hoje é o teu dia. Esse dia, o 16 de agosto, além de ser o que tu e outra leoa chamada Madonna nasceram, de certa forma é também o dia em que começou a nascer um pouquinho de mim. Assim como no dia 2 de maio, quando faz aniversário o meu também amado pai.
Bem mãe, na primeira linha desse nostálgico punhado de palavras para ti, já te contrario como tu sempre dissestes que era a minha especialidade. A verdade é que talvez seja assim na universalidade de tudo que a palavra mãe compreende: mães que amam demais são profetas infalíveis das vidas de seus filhos. Contigo não foi diferente. Sempre que tu opinas, invariavelmente preocupada e pessimista com o que pode dar errado, eu lembro de uma inesquecível vez em que desci do carro meio atrasada e ouvi teu grito ecoando nos corredores do colégio: “vai perder o dinheiro do bolsooooooooooooooo”. O que aconteceu? Perdi. O dinheiro do bolso era para mim, naquele dia, a única chance de garantir um recreio feliz. Desde então, ao longo desses vários anos, segui menosprezando muitos dos teus alertas. Passei menos cremes do que poderia. Menos fio-dental do que deveria. Deixei de lado o protetor solar que sempre esteve escondido por ti nas minhas necessaires. Saí com menos roupa, cortei menos cabelo, estalei mais os dedos, desperdicei horas e horas de sono reparador. E assim fui crescendo, errando, acertando e aprendendo, não necessariamente nessa ordem. Sem tirar meus objetivos da cabeça, pois teimosia e obstinação se misturam e medem força dentro de mim, sei que jamais saí da tua cuidadosa mira. Usando as poderosas e impulsivas armas que uma efêmera juventude costuma nos emprestar. Eu era mesmo um cavalo selvagem, como um dia me dissestes aos risos. Sem querer e sem saber, tinha o hábito de me escapulir estupidamente de todos os teus eternos e instintivos escudos que nunca deixaram de tentar me proteger. Então, mesmo bem grandona por fora, segui sendo a tua pequena menina destemida. Que chegava em casa com muitos roxos nas pernas e histórias para contar. Opinei muitas vezes sem pensar. Corri riscos. Falei demais, ouvi de menos. Fumei cigarro e franzi a testa demais, comi frutas e saladas de menos. Senti os mais tolos medos, que só não continuavam se agigantando dentro de mim porque tu estavas por perto. Cuidei menos da minha vida do que deveria, perdi tanto mais de tempo pensando em situações e em pessoas que hoje nada me significam. Derramei lágrimas que hoje me fazem rir. Exatamente como tu me disse que iria acontecer um dia. Tudo sempre acabou acontecendo assim. Então, mãe, hoje que é teu dia, pra mim é difícil escrever somente em algumas linhas tudo o que tu representas na minha vida e o tanto de vezes que hoje, tendo a sorte de ser a mãe da Antônia, eu me lembro de nós duas. Porque assim como tu fez e guardou um recorte, eu também folheio as revistas e fico imaginando como será a mulher em que e tua neta vai se transformar. Desejo que ela seja bem cuidada, bem generosa, bem bonita e cheia de atitude. Assim como tu te sentia, me deixam doida as combinações de roupas que ela faz e eu também penso, que ela só pode escolher a dedo peça por peça apenas para me agredir. Da mesma forma que me agonia vê-la de pés descalços, com as mãos geladas, as coisas desorganizadas, os braços fininhos e o olhar perdido. Também me corta o coração vê-la triste como pouquíssimas vezes ela pareceu estar, mesmo que os motivos da tristeza ainda se resumam às bonecas. Só de pensar que alguém pode machucá-la, tenho ímpetos de assassina. Sim, eu também já senti em mim, as dores e as delícias nesses quase sete anos de  vida da Antônia. Então imagino bem a montanha-russa que nós três já causamos dentro de ti nessas últimas quase quatro décadas. Em tempos bem distintos, exatamente como tu, eu também cresci sonhando em ter uma família unida, gerar um ser humano e me tornar alguém independente e capaz de ser muito feliz sem precisar me apoiar em outros alguéns que não sejam vocês dois, os meus pais. Só não consegui ainda ser totalmente independente de ti, né, mãe? Por esses motivos e por tantos outros que não cabem aqui é que eu tenho certeza, mãe, que mais uma vez tu tinhas razão e isso é um fato: somente quando a Antônia for mãe, ela irá nos entender.

Um beijo muito carinhoso,
Parabéns
Te amo

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Verdi e Puccini

Ministrada pelos pianistas Olinda Allessandrini e Tiago Halewicz, a oficina do compositor de hoje, dia 15, às 19h30min, será dedicada à ópera: a relação da música com o libretto nas principais obras de Giuseppe Verdi e Giacomo Puccini. O encontro do Studio Clio contará com a participação especial da soprano Adriana de Almeida.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Matisse e Picasso


Está marcado para o próximo dia 15, o AlmoçoClio que vai falar sobre a relação entre Matisse e Picasso. E como ela influenciou positivamente o desenvolvimento da arte do século XX. José Avancini fala sobre a amizade e rivalidade produtiva entre os dois grandes pintores da modernidade. Avancini vai abordar obras em que os artistas e contemporâneos dialogavam e discutiam questões plásticas da época. Leonardo Magni e Liliana Andriola assinam o menu

sábado, 11 de agosto de 2012

Parabéns Tia Aninha!

A curiosidade infantil já a deixava na ponta dos pés à beira das panelas da mãe, Tonica, de quem herdou o dom de cozinhar. No fim do antigo Ensino Médio, a vontade de aprender a misturar mais ingredientes a levou à extinta Escola de Educação Familiar. Mas foram anos depois, em 1976, que Ana Maria foi ser dona da própria casa na Filadélfia, nos Estados Unidos. Ali, durante um ano, imersa nas novidades e praticidades norte-americanas, Aninha começou a preparar os primeiros pratos para o então recém-casado e seu companheiro, o arquiteto Carlos Eduardo Comas. Nasceria a cozinheira Aninha Comas. Tanto tradicional, quanto ousada. Tanto curiosa, quanto criativa. Tanto obstinada, quanto amorosa. Aninha Comas voltou ao Brasil segura de que seu lugar era entre colheres, temperos e aromas. Misturando simplicidade com sabores, requinte com inusitados gostos e texturas. Praticidade com delicados e cuidadosos toques pessoais. Foi assim que ela ganhou o reconhecimento dos gaúchos com suas receitas cheias de carisma exibidos diariamente no também extinto programa Guaíba Feminina. Da mesma forma que reuniu ao seu redor diferentes gerações de alunos, em seus disputados e ecléticos cursos de culinária em casa. Essa bonita história está completando 30 anos. Ao lado da irmã Laura, Aninha montou sua loja de alimentos congelados, referência no Estado por seu pioneirismo. Foi mãe de Maria Eduarda, avó de Maria Amélia, amiga de uma legião de admiradores que sempre estiveram por perto acompanhando sua exitosa trajetória. Norteada por aquilo que ela acredita na vida: trabalho, afeto e generosidade. Simples assim.
Parabéns tia Aninha! Pelo aniversário hoje! Pelos 30 anos de carreira e pela pessoa maravilhosa que tu és com com todos que te cercam. Te amo.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Aqui jazz

A cantora e compositora Patrícia Talem se apresentará hoje, no StudioClio. No show que se inicia às 21h vai ficar claro a importância do jazz em sua trajetória musical. Patrícia começou a carreira nos Estados Unidos, onde gravou seus primeiros dois discos. O repertório inclue composições de todos os álbuns da cantora, Patrícia Talem, Olhos e do recém-lançado Sorte, em que ela passeia graciosamente pelo jazz e o pop.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Humor negro


Estreia amanhã, o espetáculo Senhor Kolpert. A montagem foi vencedora da edição 2012 do concurso para novos diretores promovido pelo Instituto Goethe e a Coordenação de Artes Cênicas de Porto Alegre. É a primeira vez que os palcos brasileiros recebem uma peça do texto homônimo do dramaturgo alemão David Gieselmann. A comédia de humor negro conta a vida de um jovem casal que recebe convidados para um incomum jantar. Na encenação dirigida por Tainah Dadda, os limites entre brincadeiras inconsequentes e verdades cruéis se confundem com os jogos entre os atores e a troca de personagens. A temporada segue até 26 de agosto, sempre de sexta a domingo, às 20h, no auditório do Instituto Goethe.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Música


Diretor da Confraria Música Antiga StudioClio, o cravista Fernando Cordella, reúne seus amigos e se apresenta hoje, às 21h, no Theatro São Pedro. O programa de música barroca e clássica em duas partes. Primeiramente, obras de Frescobaldi, Couperin, Händel, Scarlatti e Mozart, registradas no CD Cravos, de Frescobaldi a Mozart (StudioClio, 2011), que lhe valeu o Prêmio Açorianos 2011 de melhor intérprete erudito. A seguir, será apresentado o Concerto de Brandemburgo nº5, de Bach, pela primeira vez com formação histórica em Porto Alegre. Serão utilizados instrumentos de época, com a formação original.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Morar bem

Presenteando os porto-alegrenses com a vinda dos maiores intelectuais da cena mundial contemporânea, Fronteiras do Pensamento colocou a capital gaúcha na rota dos altos estudos. Na carona das ideias e com o intuito de difundi-las ainda mais é que o StudioClio promove o Seminário Afrontar Fronteiras, já em sua segunda edição. Conduzido pelo curador do seminário Donaldo Schüler, os encontros recuperam e atualizam os temas e discussões realizadas nos últimos quatro anos. Sempre nas segundas terças-feiras de cada mês, às 19h30min. O encontro de hoje é sobre Morar bem, em que serão abordados Le Corbusier, Niemeyer e Cameron Sinclair.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A dor do amor

Está marcado para amanhã, dia 7, às 19h30min uma bate-papo de interesse universal no STB Brasas. O psicanalista Daniel Ritzel estará à frente do tema A Dor de Amar, Separação, Luto e Recomeço. Um momento de refletir e debater as delicadas questões sobre a complexidade dos laços de afeto. Amar devia ser simples, mas não é. Amor e dor parecem ser vivências fundamentais e indissociáveis. Como um sentimento tão sublime é capaz de causar tantos danos? Com que fio é tecido o laço amoroso para que sua ruptura seja tão dura? Quem é esta outra pessoa que faz com que eu seja o que eu sou, e sem o qual eu não seria mais o mesmo? Como reagem homens e mulheres frente a separação? Há remédio contra a dor de amar? O encontro é gratuito, mas as vagas são limitadas. Confirme a presença pelo fone 4001-3010. 

domingo, 5 de agosto de 2012

Aula de bioética

Depois das aulas com referências na área como Robert Veatch e Tom Beauchamp, do curso de Bioética da Universidade de Georgetown, no Kennedy Institute of Ethics and Bioethics, Mariana  Wahrlich está de malas prontas para o Chile, onde fará uma imersão no final deste mês sobre o mesmo tema com Humberto Maturana,  já indicado ao Nobel de Medicina. A mãe de Pedro e Dora se formou na primeira turma dlo Instituto de Bioética da PUCRS. Dirigido pelo Dr. Paulo Vinicius Sporleder Souza e coordenado pela Dra. Lívia Haygert Pithan, o curso, pioneiro no Estado está com as inscrições abertas para sua segunda edição até a terça-feira, dia 7 de agosto. Mais informações no www.pucrs.br/ib.
Por que fazer o curso de Bioética?

Fecundação artificial, clonagem, aborto por estupro ou de bebês anencéfalos, eutanásia, autonomia ou a falta dela nos pacientes e o final da vida. Você tem opinião formada sobre esses assuntos? Até que ponto prolongamos artificialmente a vida? De quem é o direito legítimo de tomar tais decisões? Atenta a tais questionamentos, que a PUCRS criou há dois anos o primeiro curso de Especialização em Bioética do Rio Grande do Sul, na PUCRS.
Com inscrições abertas até o dia 7 de agosto, a 2ª edição do curso de Especialização em Bioética compreende um olhar muito criterioso de profissionais altamente credenciados para esclarecer as relações contemporâneas entre biologia, medicina, ética e direito. Inúmeras situações cotidianas têm sido exploradas por meio da Bioética, que é um campo de convergência multidisciplinar de reflexão para gerar conhecimento, desenvolver pesquisas que permitam a proposição de políticas, condutas e decisões adequadas, respeitando a dignidade do ser humano, da vida em geral e do ambiente. Exigindo de cada cidadão a responsabilidade, o aprimoramento para identificar, discutir e resolver os conflitos morais existentes e suas repercussões éticas, jurídicas e sociais. Coordenado por Lívia Haygert Pithan, o Curso de Especialização em Bioética se propõe a oferecer a profissionais de todas as áreas, um espaço interdisciplinar de formação e treinamento que os capacitem a participar e orientar as tomadas de decisão em sua futura vida profissional.
Público-alvo:
Profissionais graduados de todas as áreas, especialmente os dos cursos de Direito, Medicina, Enfermagem, Odontologia, Ciências Biológicas, Serviço Social, Teologia, Filosofia, Pedagogia e Comunicação Social.
Duração do Curso: de 28/08/2012 até 22/02/2014
Carga Horária: 360 Horas/aula
Horário das aulas: terças-feiras e quartas-feiras, das 18h às 22h30min
Corpo Docente:

Dr. Adalberto de Souza Pasqualotto
Drª. Anamaria Gonçalves dos Santos Feijó
Drª. Carla Helena A Schwanke
Drª. Clarice Sampaio Alho
Dr. Délio José Kipper
Dr. Draiton Gonzaga de Souza
Dr. Elias Grossmann
Dr. Érico João Hammes
Dr. Gabriel J. Chittó Gauer
Dr. Ingo Wolfgang Sarlet
Dr. João B. Blessman Weber
Me. João Beccon de Almeida Neto
Dr. José Roberto Goldim
Drª. Jussara de Azambuja Loch
Dr. Lívia Haygert Pithan
Me. Maria Estelita Gil
Dr. Mariangela Badalloti
Dr. Paulo Vinícius Sporleder de Souza



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Primor

A pianista italiana Cinzia Bártoli vai interpretar hoje às 20h30min no Studio Clio obras dedicadas ao imaginário fantástico em diferentes estéticas musicais. No território romântico, os contrastes dramáticos da Kreisleriana op. 16, conjunto de oito peças composto por Robert A. Schumann em 1838. Na segunda parte do programa, a leitura simbolista de Maurice Ravel dos poemas em prosa de Aloysius Bertrand, que resultou na obra Gaspard de la Nuit. A artista ainda apresentará suas versões para Chopin e Piazzolla.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Estilo portenho


O bom escritor é também um bom leitor. Conjugando estudo, leitura e produção, Luís Augusto Fischer acredita que a criação nem sempre é espontânea e geralmente parte da reorganização de impressões ricas e vividas. Partindo daí, o professor Fischer trabalha com a paixão que lhe é peculiar com os textos de Jorge Luis Borges. De cada um deles será retirado inspiração para a escrita: um tema, uma frase, um modo de descrever, uma personagem. É essa a base da oficina do primeiro volume das Obras Completas do autor ou dois livros isolados em especial: Ficções e Evaristo Carriego. O curso se inicia amanhã, dia 2 de julho, no Studio Clio,  e segue nas outras quintas-feiras do ano até o mês de novembro, no dia 8, quando chega ao fim. O horário é das 10h às 12h.